sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

"ADMIRAVÉL MUNDO NOVO"


(Des) Gosto quando falam assim…
A verdade é que cada um é como cada qual e todos tem o direito à livre expressão…mas há coisas que fico a digerir… não me caem lá muito bem, mas enfim.
Oiço: Faro isto não é nada, Lisboa é que é! (e um grande sorriso com ar de contentação, como se tivessem o mundo com eles)
- Aqui não se passa mesmo nada, só monotonia, sempre a mesma coisa as mesmas pessoas as mesmas conversas! (ar de impressionado, como que se me dissesse como aguentas isto??!)
Até pode ser e até o podes pensar, não vejo problema nisso, triste fico por seres de cá e não teres nada que te ligue aqui, que preencha algum dia pior que passes longe e sintas vontade de regressar nem que seja por um dia, um segundo.
Serás deveras uma pessoa vazia e mais acinzentada devido a imensa oferta com que a grande cidade te brinda.
Não tenho nada contra Lisboa/lisboetas, pelo contrário até gosto e tenho grandes amigos por lá.
Mas paremos para pensar….
Para nos farenses na maioria, uma cidade que conhecemos porque em pequenos íamos por lá ao dentista com nossos pais, quando acontecia… (amanha é dia de ir ao dentista princesa, tens que descansar bem hoje, abalamos cedo) era difícil dormir, com o entusiasmo de ir.
Cidade de visita aos avós, de visita de estudo, de Expo mais tarde, alguns concertos, fins de semanas fugazes com amigos, de estudos para alargar horizontes, médicos especialistas e daí… discotecas, teatros, exposições, jardins, Alfama, santos… certo é que procuro Lisboa sempre pelas mesmas razões… momentos especiais acontecem em todo o lado!
E haverá melhor vida que poder sair do trabalho e ir aproveitar um sol na praia, comer um gelado descalça, molhar os pés no mar agradecida por sentir a textura da areia que me rodeia, poder sair daí calmamente e ir beber um café com um amigo, e ainda passar na casa de uma amiga para cuscar algo e jantar em família?
Eu faço isto, enquanto tu… saíste do trabalho e tentas atravessar a cidade para chegares a casa, poderes tomar um duche para sentires vontade de fazer algo mais, e muitas vezes já nada apetece, e onde ficam todas as ofertas que a cidade te proporciona??? (deitadas a teu lado na cama)
Eu sim :) quando vou de fim-de-semana não me faltam forças ou quando tiro um dia para um concerto vou e desfruto de tudo, o mais que possa…
É tudo muito engraçado, é até normal, o pacóvio sai do seu monte e descobre um mundo novo uma cidade cheia de movimento… encanta-se (típico)!
Mas não há nada como as nossas raízes… não te digo que não sairei daqui se não se proporcionar, mas ficarei sempre com o meu coração por cá… é tão difícil, não percebo!
Estas mesmas pessoas e tudo o resto, que fazem uma rotina entediante aos teus olhos (e meus por vezes), fazem sentir-me tão familiarizada sei que onde quer que vá serão companhia sei de cor o que se vai falar o que se vai fazer, mas é tão bom sentir que nós é que temos o nosso próprio mundo aqui neste cantinho.
Há rotinas necessárias, outras boas e impossíveis de desamarrar…
Quando passeias por ai, olha à tua volta, quase ninguém te conhece nem reparam em ti ou se olham talvez te estejam a julgar por algo (não digo que só acontece aí, isso há em todo o Portugal, somos um povo pessimista, mais virado para o lado negativo e conformista, isso não muda em nenhum lado nem mesmo em Faro. Tenho pena mas é o nosso perfil.).
Eu quando passeio e chego ao final do dia estou adocicada de tanto falar e distribuir sorrisos, abraçar tocar… e isto é das melhores coisas que temos.
Contacto com as pessoas, criar laços, não viver num mundo impessoal.
A minha qualidade de vida e dos meus é uma mais valia no mundo de hoje… e não me refiro a nível material, são valores e éticas de vida que se constróem com amor e paciência num quanto especial para nós… O meu é este!
Sei lá… tinha tantas mais coisas para dizer mas fica por aqui, quando te aperceberes de algo…

2 comentários:

Sérgio T. disse...

Mais uma vez me surpreendes. Já és bonita por fora e por dentro e agora fazes-nos o favor de nos mostrar a beleza da tua escrita. Parabéns.
Beijos grandes.
Ps: espero estar englobado nesses "amigos" lisboetas...desses que andam autisticamente a passar metade das suas vidas a atravessar um bocado de estrada conhecido como segunda circular...

Sérgio T.

ylang ylang disse...

:):):) claro que sim!!!
Foi preciso o ceu ficar azul e branco para dares o ar da tua graça:) temos que quememorar isse mó!